O guaporé festival
1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental será apresentado de 7 a 11 de abril de 2021, em Porto Velho.
Idealizado com o intuito de difundir uma região de beleza extraordinária e a singularidade das tradições de comunidades presentes ao longo do rio Guaporé, o festival trará amostras de uma riqueza cultural inigualável, retratada por grandes artistas, que revelarão a grandeza religiosa da Festa do Divino, além de personagens locais e uma geografia fascinante.
A conceituada diretora Raissa Dourado, que cumpre papel de destaque no cenário audiovisual nacional, está à frente do evento, e acredita que o 1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental será de grande importância para a cultura do estado, e, sobretudo, para as comunidades ribeirinhas, compostas por moradores da região do Vale do Guaporé, além dos povos quilombolas e bolivianos, já que o rio delimita a fronteira entre Brasil e Bolívia.
O evento contará com 25 produções de, aproximadamente, 8 países, e diversos estados brasileiros, além de diferentes atividades culturais, como lives, exposições fotográficas virtuais e oficina de audiovisual. Fará parte da curadoria o aclamado filme “Povo da Floresta”, dirigido por Rafa Calil, que retrata a luta de Chico Mendes e seus companheiros, em reserva extrativista no Acre, contra a transformação da Amazônia.
A possibilidade de apresentação do festival no formato online é uma característica positiva, que lhe confere ainda mais acessibilidade, especialmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, permitindo que os expectadores acompanhem o evento sem violar as regras inerentes ao distanciamento social.
MOSTRAS
Mostra Rondônia
Um recorte ferinado da produção audiovisual local dos últimos anos
Contemporânea
Seleção filmes de diversos lugares do mundo, que tratam da questão socioambiental na atualidade.
Latina
Produções latinas que abordam temas sociais, ambientais e políticos.
Infantil
Filmes cuidadosamente selecionados para dialogar com os pequenos sobre a importância de se cuidar, desde a infância, do planeta e especialmente da Amazônia.
Equipe
Coordenador de Curadoria / Assistente de Direção
Cristovam Muniz Thiago
Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional /UFRJ, Pesquisou Corais e Ambientes Recifais da Costa Brasileira, atua na área de Saneamento Ambiental.
Diretora Geral / Curadoria Mostra Rondônia / Curadoria Exposição Fotográfica
Raissa Dourado
Realizadora audiovisual nascida em Porto Velho - Rondônia. Graduada em Comunicação Social e, desde o início de sua carreira, desenvolve trabalhos com comunidades indígenas e ribeirinhas. Participou de diversos cursos de cinema e audiovisual, trabalhou no Festival Pachamama Cinema de Fronteira, em 2015, e no Festival Cineamâzonia, em 2015 e 2017, e em diversas edições da Mostra de Direitos Humanos no Brasil e no Mundo em Porto Velho.
Assessoria de Imprensa
Luciana Dourado
Nascida em Porto Velho, se formou em Direito no estado do Rio Grande do Norte. Seu entusiasmo pela escrita se intensificou durante a vida acadêmica, e hoje ela compõe a Assessoria de Imprensa do 1º Guaporé Festival de Cinema Ambiental.
Curadoria / Técnico Audiovisual
Giuliano Bianco
Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estudou também na Linköping University (LiU) da Suécia e trabalhou no caderno de cultura do Diário Catarinense, na cobertura de exposições, espetáculos e na produção de uma mostra nacional de cinema.
Design Gráfico / Marketing Digital
Leo Sacanatto
Bacharel em Desing pela UFSC, percussionista e compositor, graduando em Música pela UDESC. Nos últimos anos atuou como projetista e diretor de arte em mais de 20 projetos com foco em organizações da sociedade civil e no setor da cultura.
Web Design
Nill Goterra
Criado em Rondônia, Nill é desenvolvedor full stack Web e mobile com mais de uma década de experiência em criação de websites, lojas, apps e sistemas web.
Apresentadora
Emanuella Palma
Jornalista e fotógrafa, com pós-graduação em Fotografia e Imagem, na Faculdade Cândido Mendes. Trabalhou por seis anos na afiliada da Rede Globo, TV Rondônia, como produtora, repórter, editora e apresentadora. Recebeu menção honrosa do Prêmio Tim Lopes e foi finalista do Intercom 2010, com o documentário -Da Amazônia ao Pacífico: documentário sobre a Rodovia Interoceânica. Concluiu o curso de Edição, pela Academia Internacional de Cinema, no Rio de Janeiro, e frequentou o curso de Roteiro, na Escola Darcy Ribeiro. Entre os anos de 2013 e 2018 foi coordenadora de produção da Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Porto Velho, Rondônia. Dirigiu e produziu o documentário: Interoceânica – da Amazônia ao Pacífico, o curta: Raízes e Rainhas, e atualmente está produzindo e dirigindo o documentário Mestre Sirso – quando o mundo é silêncio a vibração é Mestre.
Artista Visual
Flávio Dutka
Descendente de ucranianos (seus avós paternos), Flávio Dutka nasceu no Paraná e migrou para Rondônia, com a família, quando tinha 6 anos. Considera-se um caboquinho amazônida-eslavo! Historiador, é professor da rede municipal de educação e trabalha no Lago do Cuniã. Sua grande paixão, em resumo, é mesmo a pintura.
Tradução Legendagem
Esteban Gabriel Zapata
Graduando em Letras e Literatura em língua espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como tradutor e atua no desenvolvimento de diversas atividades culturais.
Produção Executiva / Curadoria
Doty Luz
Produtor Cultural, Cineasta, Educador e Biólogo. Diretor do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense e Consultor em Alfabetização Audiovisual. Membro Fundador da Rede Latino- Americana de Festivais de Cinema Ambiental.
Curadoria Infantil
Andreia Vigo
Andreia Vigo é bacharel em Comunicação Social e especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea. Atua há 20 anos na área cultural, sendo idealizadora, curadora e diretora do Cine Caramelo, Festival Infantojuvenil de Cinema em Porto Alegre.Curadora do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense www.andreiavigo.com
Curadoria / Tradução Legendagem
Paloma Bianchi
Paloma Bianchi é artista, pesquisadora e professora. Atualmente é doutoranda na Universidade de Estado de Santa Catarina. Como artista participa do Coletivo Mapas e Hipertextos e do Projeto Corpo, Tempo e Movimento.
Curadoria
Ellen Francisco
Produtora audiovisual e profissional de saúde pública - é diretora da websérie "Na fila do SUS" lançada em 2020. Coordenadora de comunicação da Bombozila (plataforma de documentários independentes de América Latina e Caribe), especialista em saúde da Família pela ENSP/FIOCRUZ e Mestre em Educação Profissional e Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ.