carregando...

Confirme seu e-mail para assistir.

Mostra Rondônia
10/04

Nazaré Encantada

O Documentário “Nazaré Encantada”, sobre a comunidade de Nazaré, na região do Baixo Rio Madeira, município de Porto Velho, Rondônia, é uma homenagem à cultura ribeirinha e identidade amazônica. Por meio de relatos sobre os mitos como boto, cobra-grande, curupira, matinta pereira, é possível se aprofundar nas relações sociais, vivências, impressões, bagagens, tradições, práticas e costumes de um grupo, que conscientemente ou não, vem revertendo a condição de subjugada e recalcada para uma atitude empoderada e descolonizadora.

Ano: 2019
Direção: Simone Norberto
Produção: Simone Norberto
País: Brasil Duração: 90:55

O guaporé festival

1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental será apresentado de 7 a 11 de abril de 2021, em Porto Velho. Idealizado com o intuito de difundir uma região de beleza extraordinária e a singularidade das tradições de comunidades presentes ao longo do rio Guaporé, o festival trará amostras de uma riqueza cultural inigualável, retratada por grandes artistas, que revelarão a grandeza religiosa da Festa do Divino, além de personagens locais e uma geografia fascinante. A conceituada diretora Raissa Dourado, que cumpre papel de destaque no cenário audiovisual nacional, está à frente do evento, e acredita que o 1º Guaporé Festival Internacional de Cinema Ambiental será de grande importância para a cultura do estado, e, sobretudo, para as comunidades ribeirinhas, compostas por moradores da região do Vale do Guaporé, além dos povos quilombolas e bolivianos, já que o rio delimita a fronteira entre Brasil e Bolívia. O evento contará com 25 produções de, aproximadamente, 8 países, e diversos estados brasileiros, além de diferentes atividades culturais, como lives, exposições fotográficas virtuais e oficina de audiovisual. Fará parte da curadoria o aclamado filme “Povo da Floresta”, dirigido por Rafa Calil, que retrata a luta de Chico Mendes e seus companheiros, em reserva extrativista no Acre, contra a transformação da Amazônia. A possibilidade de apresentação do festival no formato online é uma característica positiva, que lhe confere ainda mais acessibilidade, especialmente durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, permitindo que os expectadores acompanhem o evento sem violar as regras inerentes ao distanciamento social.

MOSTRAS

Mostra Rondônia

Um recorte ferinado da produção audiovisual local dos últimos anos

Contemporânea

Seleção filmes de diversos lugares do mundo, que tratam da questão socioambiental na atualidade.

Latina

Produções latinas que abordam temas sociais, ambientais e políticos.

Infantil

Filmes cuidadosamente selecionados para dialogar com os pequenos sobre a importância de se cuidar, desde a infância, do planeta e especialmente da Amazônia.

Equipe

Assessoria de Imprensa

Luciana Dourado

Nascida em Porto Velho, se formou em Direito no estado do Rio Grande do Norte. Seu entusiasmo pela escrita  se intensificou durante a vida acadêmica, e hoje ela compõe a Assessoria de Imprensa do 1º Guaporé Festival de Cinema Ambiental.
Design Gráfico / Marketing Digital

Leo Sacanatto

Bacharel em Desing pela UFSC, percussionista e compositor, graduando em Música pela UDESC. Nos últimos anos atuou como projetista e diretor de arte em mais de 20 projetos com foco em organizações da sociedade civil e no setor da cultura. 
Produção Executiva / Curadoria

Doty Luz

Produtor Cultural, Cineasta, Educador e Biólogo. Diretor do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense e Consultor em Alfabetização Audiovisual. Membro Fundador da Rede Latino- Americana de Festivais de Cinema Ambiental.
Diretora Geral / Curadoria Mostra Rondônia / Curadoria Exposição Fotográfica

Raissa Dourado

Realizadora audiovisual nascida em Porto Velho - Rondônia. Graduada em Comunicação Social e, desde o início de sua carreira, desenvolve trabalhos com comunidades indígenas e ribeirinhas. Participou de diversos cursos de cinema e audiovisual, trabalhou no Festival Pachamama Cinema de Fronteira, em 2015, e no Festival Cineamâzonia, em 2015 e 2017, e em diversas edições da Mostra de Direitos Humanos no Brasil e no Mundo em Porto Velho.
Curadoria / Técnico Audiovisual

Giuliano Bianco

Estudante de Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), estudou também na Linköping University (LiU) da Suécia e trabalhou no caderno de cultura do Diário Catarinense, na cobertura de exposições, espetáculos e na produção de uma mostra nacional de cinema.
Coordenador de Curadoria / Assistente de Direção

Cristovam Muniz Thiago

Graduado em Ciências Biológicas, Mestre em Zoologia pelo Museu Nacional /UFRJ, Pesquisou Corais e Ambientes Recifais da Costa Brasileira, atua na área de Saneamento Ambiental.
Web Design

Nill Goterra

Criado em Rondônia, Nill é desenvolvedor full stack Web e mobile com mais de uma década de experiência em criação de websites, lojas, apps e sistemas web.
Curadoria Infantil

Andreia Vigo

Andreia Vigo é bacharel em Comunicação Social e especialista em História da Arte Moderna e Contemporânea. Atua há 20 anos na área cultural, sendo  idealizadora, curadora e diretora do Cine Caramelo, Festival Infantojuvenil de Cinema em Porto Alegre.Curadora do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense www.andreiavigo.com 
Curadoria

Ellen Francisco

Produtora audiovisual e profissional de saúde pública - é diretora da websérie "Na fila do SUS" lançada em 2020. Coordenadora de comunicação da Bombozila (plataforma de documentários independentes de América Latina e Caribe), especialista em saúde da Família pela ENSP/FIOCRUZ e Mestre em Educação Profissional e Saúde pela EPSJV/FIOCRUZ.
Curadoria / Tradução Legendagem

Paloma Bianchi

Paloma Bianchi é artista, pesquisadora e professora. Atualmente é doutoranda na Universidade de Estado de Santa Catarina. Como artista participa do Coletivo Mapas e Hipertextos e do Projeto Corpo, Tempo e Movimento.
Tradução Legendagem

Esteban Gabriel Zapata

Graduando em Letras e Literatura em língua espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalha como tradutor e atua no desenvolvimento de diversas atividades culturais.
Artista Visual

Flávio Dutka

Descendente de ucranianos (seus avós paternos), Flávio Dutka nasceu no Paraná e migrou para Rondônia, com a família, quando tinha 6 anos. Considera-se um caboquinho amazônida-eslavo! Historiador, é professor da rede municipal de educação e trabalha no Lago do Cuniã. Sua grande paixão, em resumo, é mesmo a pintura.
Apresentadora

Emanuella Palma

Jornalista e fotógrafa, com pós-graduação em Fotografia e Imagem, na Faculdade Cândido Mendes. Trabalhou por seis anos na afiliada da Rede Globo, TV Rondônia, como produtora, repórter, editora e apresentadora. Recebeu menção honrosa do Prêmio Tim Lopes e foi finalista do Intercom 2010, com o documentário -Da Amazônia ao Pacífico: documentário sobre a Rodovia Interoceânica. Concluiu o curso de Edição, pela Academia Internacional de Cinema, no Rio de Janeiro, e frequentou o curso de Roteiro, na Escola Darcy Ribeiro. Entre os anos de 2013 e 2018 foi coordenadora de produção da Mostra Cinema e Direitos Humanos, em Porto Velho, Rondônia. Dirigiu e produziu o documentário: Interoceânica – da Amazônia ao Pacífico, o curta: Raízes e Rainhas, e atualmente está produzindo e dirigindo o documentário Mestre Sirso – quando o mundo é silêncio a vibração é Mestre.

COMO ASSISTIR O FESTIVAL?

É só inscrever seu endereço de e-mail e utiliza-lo como login nos dias do festival :D

PROGRAMAÇÂO

Oficina
11/04

Diálogos sobre o documentário

Ano: às 16 horas
Direção:
Produção:
País: Édier William, Raissa Dourado, Raissa Dourado, Simone Norberto, Juliano Araújo
Duração: Emanuella Palma
+ VER MAIS
Lives
11/04

FOTOGRAFIA e Direção de Arte

Mediação: Emanuella Palma
Horário: 20:00h
Participantes: Rodrigo Sena, Diogo Robalto, Billy Castilho
+ VER MAIS
Mostra Rondônia
11/04

Vozes da Memória

Ano: 2019
Direção: Raíssa Dourado
Produção: Carol Allen, Suelen Rodrigues, Raissa Dourado
País: Brasil
Duração: 33
+ VER MAIS
Mostra Contemporânea
11/04

Povo da Floresta

Ano: 2020
Direção: Rafa Calil
Produção: Rafa Calil e Tito Sabatini
País: Brasil
Duração: 89
+ VER MAIS
Mostra Contemporânea
11/04

Golden Fish, African Fish

Ano: 2020
Direção: Diop Moussa
Produção: Thomas Grand
País: Senegal
Duração: 60
+ VER MAIS
Mostra Latina
11/04

Piatuá Resiste

Ano: 2019
Direção: Yanda Inayu Miguel Imbaquingo
Produção: Tawna cine desde Territorio
País: Equador
Duração: 18:50
+ VER MAIS
Mostra Infantil
11/04

Brasil Animado – Amazônia

Ano: 2008
Direção: Leonardo Cadaval
Produção: Mayra Lucas, Paulo Boccato
País: Brasil
Duração: 9
+ VER MAIS
De 07 a 11 de Abril, serão liberados diariamente, em torno de 10 títulos que poderão ser assistidos dentro de um período de 24 horas. Para ter acesso a programação é necessário realizar inscrição através do botão abaixo. A inscrição é gratuita.

FALE CONOSCO

Copyright (c) 2021 - Festival Oguaporé, todos os direitos